Voyeur          Peep-Hole          
Web Cam
          Tv          Artists          Atelier           Theory          News
          
          Collection          




PAULO NISA
04.12.08/02.01.09


V.
Instalação-Vídeo, 2008



V.
Instalação-Vídeo, 2008




V.
Instalação-Vídeo, 2008




V.
Instalação-Vídeo, 2008






V. é uma instalação vídeo que opõe no espaço duas projecções. Cada uma delas consiste num único plano fixo, sendo ambos captados no mesmo décor e com a mesma posição de câmara e posterioement editados em loop. Numa das projecções vê-se um cadeirão vazio, não havendo qualquer movimento perceptível na imagem.
Na outra uma mulher entra em campo e senta-se nesse cadeirão. Mantém um diálogo com uma segunda personagem, que se encontra em off - diálogo inaudível, uma vez que a instalação não tem qualquer som. Após algumas "falas", um homem entra igualmente em campo e ajoelha-se diante da mulher. Beijam-se. Levantam-se e afastam-se, saindo de campo e deixando o cadeirão novamente vazio.
Deste modo, ambas as projecções coincidem rigorosamente entre si, nos momentos - ao início e no final da acção - em que nem a mulher nem o homem estão em campo. De resto a relação entre ambas é de aparente contradição. A convivência simultânea de duas representações incompatíveis do mesmo décor (em simultâneo, justamente) provoca uma tensão figurativa, promovendo esta reavaliação daquilo que é visível.