Voyeur          
Peep-Hole
          
Web Cam
          Tv          Artists          Atelier           Theory          News
          
          Collection          





PEDRO VALDEZ CARDOSO
22.03.07/21.04.07


The Eraser
Instalação, Materiais Diversos, Dimensões Variáveis - 2007 



The Eraser
Instalação, Materiais Diversos, Dimensões Variáveis - 2007 



The Eraser
Instalação, Materiais Diversos, Dimensões Variáveis - 2007 






A instalação ‘The Eraser’ apresentada no espaço do Voyeur Project View, é constituída por 2 momentos: num primeiro plano, um vídeo (que dá o nome à instalação), regista uma acção realizada pelo autor em 2005, na qual se encontra a limpar uma igreja. O vídeo é apresentado num televisor colocado num suporte de parede/tecto, como os habituais televisores de câmaras de vigilância de espaços públicos, sendo de igual modo colocado à entrada do espaço de exposição. 
Num segundo plano, a parede de fundo do espaço encontra-se pintada a negro com um ramo de folhas em tecido de damasco, também negro, colocado ao centro da parede. O ramo é constituído por diversas folhas pertencentes a flora de origem tropical e exótica. 
Ambas as peças (escultura/vídeo) colocam questões em torno das ideias de apagamento e construção: seja na ideia directa e consequente poética do acto de limpar, seja na construção e revestimento de plantas de origem diversa, embora com um denominador comum geográfico, num mesmo material – tecido de decoração, deste modo, domesticadas e anuladas nas suas especificidades e características da espécie em si. 
O diálogo estabelecido pelas duas peças, em conjunto com a natureza do espaço (quer na sua origem – uma garagem, quer na sua posterior construção e apropriação como espaço expositivo e voyeurístico) enfatiza as questões subjacentes ao projecto em torno da construção do ‘eu’ segundo os conceitos de autoridade e alteridade e dinâmicas de vigilância e punição.