Voyeur          
Peep-Hole
          
Web Cam
          Tv          Artists          Atelier           Theory          News
          
          Collection          




JOSÉ CARLOS TEIXEIRA
30.10.08/29.11.08


Always Chasing | Always Displacing
Vídeo, 2008






Para o peep-hole, apresento dispositivos interdisciplinares nos quais se entrecuzam a performance, o vídeo, o som e a instalação, de modo a questionar e expandir conceitos de identidade, alteridade, deslocamento e limite, bem como a relação entre o lar e exílio.
O que acontece num processo de reconciliação? Na tentativa de reencontro com uma identidade primeira, com uma nação, uma língua, um ritmo, ou uma paisagem? O que ocorre no jogo de auto-reflexão crítica, de dimensão performativa, irónica mas inocente, desconstruída? De vozes múltiplas que se adicionam às do próprio? O que sucede quando corremos, literalmente, na procura de um lugar, na vâ idealização de uma casa, ou de uma origem? Num desterro estrutural, porque always moving, always chasing, always displacing? 
Tais são as questões que o artista se propõe nesta peça a três vozes levantar. Três vozes reunidas em corpo vertical. Os limites territoriais e os espaços psicológicos. Os caminhos, as linhas de vários horizontes. O exercício é afinal para se ver de fora e ouvir por dentro. E depois? O que permanece, então, depois do conflito interno entre permanecer e não pertencer? Da corrida ofegante, da fuga, da "idiotização" de um eu? Da fabricação de distintos egos, das itinerâncias e nomadismos do ser? Da fabricação de distintos egos, das itinerâncias e nomadismos do ser? Habitando o intervalo entre documento e ficção, a mim cabe apenas desafiar, dialogar, propor, questionar, arriscar.